Mais de 13 Mil quelônios soltos no Rio Uatumã em Presidente Figueiredo

A Amazonas GT realizou no último dia 23 de março a 21ª Soltura de Quelônios, na comunidade de Maracarana no Rio Uatumã, com apoio das comunidades vizinhas Belas Vista, Manain e Nossa Senhora do Livramento. Na edição deste ano foram soltos mais de 13.000 filhotes. Ao longo de 20 anos do projeto já foram introduzidos na Natureza, mais de 300 mil filhotes de quelônios.

A Soltura de Quelônios do Uatumã trata-se de um projeto do Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos – CPPQA, coordenado pela Assessoria de Meio Ambiente da Amazonas GT. 


O projeto tem o objetivo de conservar as populações de quelônios aquáticos do gênero Podocnemis no Rio Uatumã, a jusante (parte baixa da represa) da Usina Hidrelétrica de Balbina, com envolvimento da comunidade ribeirinha.
As comunidades ribeirinhas presentes participaram de um dia festivo, que iniciou com salva de fogos, reflexão religiosa ecumênica, café da manhã, e ações sócias como orientações de bem estar e saúde com aferição de pressão, atividades esportivas com torneio de futebol masculino e feminino, e atividades para as crianças da comunidade incluindo gincana e oficina de pintura.


A Amazonas GT contou com o Apoio da Comunidade Maracarana, Secretaria de Meio Ambiente – SEMAS, Batalhão Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Reserva Biológica (Rebio).
Agradecemos a todos os envolvidos pelo apoio e realização de evento de expressiva importância para a preservação das espécies nativas, bem como educacao e cidadania às comunidades locais.

 

De: B. News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *