Nova espécie de rã da Amazônia tem voz de passarinho

Muitos animais são prontamente reconhecidos pelos sons que emitem, mas os cientistas também podem se confundir de vez em quando. Pesquisadores anunciaram recentemente a descoberta de uma nova espécie de rã que possui o canto mais parecido com o de um grupo de aves (popularmente chamadas de “marias”, do gênero Hemitriccus) do que com outras espécies de sapos relacionadas a ela.

A descoberta, publicada no periódico American Museum Novitates, inclui uma descrição detalhada da anatomia e canto do animal, além de uma análise genética que ajudou os pesquisadores a identificar a que grupo de sapinhos a nova espécie pertence. Thiago de Carvalho, pesquisador da Universidade Estadual Paulista e líder do estudo, explica: “Para descrever a espécie adequadamente, tivemos que comparar seu canto, morfologia e genética com diversas espécies semelhantes da América do Sul”.

O sapinho pertence ao gênero Adenomera, que inclui diversas outras espécies distribuídas em quase toda a América do Sul. A diversidade do grupo ainda é subestimada e muitas espécies têm sido reveladas a partir de estudos genéticos e bioacústicos (área da biologia que estuda os sons emitidos pelos animais).

Carvalho destaca que o canto da nova espécie é único quando comparado ao das outras espécies do grupo: “A maioria das espécies do gênero Adenomera possui cantos bem curtos, sem a formação de pulsos completos, ou seja, com intervalos silenciosos entre os pulsos. A Adenomera phonotriccus surpreende por possuir esse canto mais longo, no qual é fácil diferenciar os pulsos”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *