Cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na maioria dos votos, o mandato do Prefeito de Presidente Figueiredo Romeiro Mendonça (MDB) e Mário Abrahão, por abuso do poder econômico nas últimas Eleições de 2018.
A decisão foi tomada na sessão desta quinta-feira (26).
O tribunal regional eleitoral identificou nesta tramitação, doações irregulares na campanha, cuja fonte era vedada. A apuração da denúncia, segundo a decisão, constatou pessoas físicas que realizaram depósitos de doações, com recursos de origem jurídica.
Cerca de 80% dos recursos eram ilícitos, em torno de R$ 170 mil, conforme declaração feita por Romeiro Mendonça.
Vale ressaltar que o Prefeito conseguiu convencer o relator do processo o Desembargador Aristósteles Thury, que votou pela manutenção do mandato do Prefeito.
A Juíza Federal Dra. Ana Paula Serizawa apresentou voto divergente e votou pela cassação da chapa e foi acompanhada pelos Desembargadores eleitorais Dr. Ronie Stones, Dr. Luiz Felipe Medina, Dra. Gisele Pascarelli e Dr. Marco Antônio Pinto.
Em janeiro de 2018, aconteceu este mesmo episódio sobre a Cassação dos Prefeitos de Presidente Figueiredo, mais no dia 25 foi suspensa pelo Juiz Roger Luiz Paz de Almeida, que alega falta de provas.
Sobre a cassação, acompanhe aqui no Portal Uatumã o processo tramitado: