Uma equipe Polícia Rodoviária Federal em ronda no km 922.0 da BR 174, no município de Manaus/AM, realizou a abordagem ao veículo cor vermelha e, conduzido por José C. Rabelo Rita.
Segundo a PRF o Condutor apresentou a CNH e não apresentou CRLV, informando que acabara de comprar o veículo na concessionária e ainda não transferiu para sua propriedade.
Perguntado sobre sua profissão informou que era negociante e não soube informar o que de fato negociava, dizendo que negociava de tudo.
A equipe iniciou vistoria no interior do veículo, quando foram encontradas duas porções de material com peso considerável, embalado em papel do tipo caderno e plástico. Questionado ao condutor do que se tratava, informou ser ouro e que não possuía qualquer documentação.
Em continuação à busca no interior do veículo, foi encontrado mais uma barra de ouro próxima ao assoalho. No total encontradas 9 (nove) barras de ouro embaladas individualmente contendo manuscritos e anotações de peso, somando aproximadamente 4.780 g.
José C. Rabelo Rita na qualificação de autor de Usurpação de bem ou matéria-prima da União, conforme apurado, teria transportado matéria-prima pertencentes à União sem autorização legal incorrendo no art. 2º, §1º da Lei 8.176/91.
Todos os objetos pessoais, veículo e materiais relacionados ao fato foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas juntamente com o autor.
Fonte: Assessoria de comunicação da PRF
Divulgação: Portal Uatumã