O projeto Roda na Praça dará início a uma circulação por cinco cidades do interior do Estado. Seguirá na sua missão de levar o riso, a arte e a empatia para as cidades vizinhas: Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Essa circulação faz parte do Projeto Pé na Estrada, que foi contemplado com o Prêmio Funarte para Circulação de Espetáculos Circenses – 2018.
As artes circenses produzidas na cidade de Manaus pouco circulam pelo interior do Estado, assim como circos itinerantes, que pouco são vistos na capital, são ainda mais ausentes em outras cidades do Amazonas. Esta tendência restringe o acesso de grande parte da população a essa arte milenar, que se mantém viva por sua tradição e capacidade de transformar o meio no qual estão inseridas por intermédio da arte. Por isso o Projeto Roda na Praça – Pé na Estrada se propõe a realizar cinco (05) apresentações em cinco (05) cidades do interior do Amazonas. Tudo de maneira gratuita, mas sempre preservando a tradição da passagem do chapéu (forma de contribuição espontânea para a valorização do trabalho dos artistas).
O projeto Roda na Praça, cujas atividades se iniciaram em Dezembro de 2016, no bairro Dom Pedro da cidade de Manaus, tem proposto levar o circo para a comunidade, ocupando espaços públicos. Em cima de uma pequena lona e rodeados por lâmpadas coloridas, artistas de vários seguimentos e de diferentes técnicas, têm tido a oportunidade de semanalmente levar a sua expressão artística para um encontro com a população. São doze profissionais entre artistas e técnicos, vindos de vários lugares da cidade e até de outros países, todos com o mesmo interesse: encontrar no outro, o olhar de amparo, cuidado, atenção e valorização. Foram mais de cem apresentações do Roda na Praça realizadas até aqui, produzindo muito riso, reflexões, empatia e arte nas ruas e praças da cidade de Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Londrina e Rio de Janeiro.
Ana Oliveira, coordenadora do projeto destaca ser um sonho atingir mais cidades do Amazonas: “O Projeto Roda na Praça começou como uma iniciativa local. Mas o estado é muito grande e a logística complicada. Queremos um dia conseguir um barco para subir e descer esses rios, e chegar ainda mais perto dos amazonenses que vivem uma realidade completamente diferente da nossa na capital. Enquanto isso não acontece, vamos começar com os nossos vizinhos de estrada”.
As atividades do Projeto Roda na Praça – Pé na Estrada vão até o dia 13 de abril.
SERVIÇO
Projeto Roda na Praça – Pé na Estrada
Entrada Franca