Portal Uatumã dá uma dica, conheça a Lagoa Azul em Presidente Figueredo

No Município de Presidente Figueiredo, a “Terra das Cachoeiras”, uma pequena lagoa chama a atenção por suas águas de belo tom azulado. Conhecida como “Lagoa Azul“, ela fica localizada dentro de um terreno particular, na comunidade Nova Esperança, no KM-120 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).

O local fica a quase duas horas de Manaus, mas, quem gosta de dirigir dá para fazer um bate-volta, a partir da capital amazonense. A BR-174 está em boas condições, com terceira via para ultrapassagem em vários trechos e sinalização horizontal e vertical melhor que a média das rodovias brasileiras. Os problemas são a falta de acostamento e o fato de a estrada inteira ter apenas uma pista em cada sentido. Tenha cuidado também com o excesso de velocidade, já que ao longo da BR há vários radares de controle e, claro, para punir os excessos com multa.

Para chegar na lagoa dirija até o KM-1005 e vire à direita, pegando o ramal Nova Esperança, uma pequena estrada de piçarra. Estranhando a quilometragem? É que, sabe-se lá por qual razão, o Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), resolveu começar a numeração da estrada, no entroncamento com a AM-010, em Manaus, pelo KM-888. O KM-120, portanto, é o mesmo KM-1005.

Até a Lagoa Azul (depois de entrar no KM-1005/120) dirija por cerca de oito quilômetros. Vire à direita na primeira bifurcação e novamente à direita, em frente a uma igreja em construção. Ao longo do ramal há placas (pequenas) indicando o caminho para a lagoa.

A Lagoa Azul é sazonal. Só funciona de fevereiro a agosto. É pequena, com cerca de 2,5m de profundidade, e suas águas não chegam a ser transparentes, mas têm belíssimo tom de azul. A cor, provavelmente, deve-se ao aquífero das Guianas, que jorra em vários pontos do Município de Presidente Figueiredo, onde está localizada a nascente da lagoa. O rio subterrâneo é famoso pela qualidade das águas, que, segundo diversos estudos, estão entre as mais puras do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *