Paratleta, estudante da rede pública representa o Amazonas em Dubai

O estudante Lucas Santos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio da Encarnação, no bairro Lírio do Vale, viajou no último domingo (3) para Dubai, nos Emirados Árabes. Com apenas 17 anos, ele compõe a Seleção Brasileira e participa da Copa do Mundo de Para Powerlifting.

A competição iniciou nesta terça-feira e segue até sexta-feira (8). Lucas competirá na categoria Júnior (até 49 kg). O representante do Amazonas conta que iniciou a sua carreira esportiva por acaso. “Passava em frente à Vila Olímpica quando o professor Getúlio Filho me parou e perguntou se queria treinar. Como já tenho em casa um irmão que malha na academia, tive mais um incentivo”, falou.

O estudante treina no único Comitê Paralímpico do Amazonas, que fica na rua Olímpica, no bairro Dom Pedro, com aparelhos específicos para o esporte paraolímpico. Treinando desde 2014, Lucas alcançou o 3º lugar já em sua primeira competição, a Regional de Halterofilismo, em Recife, na categoria Júnior (até 49 kg). Em 2017, foi convocado pela Seleção Brasileira para o Parapan Júnior, realizado em São Paulo, e terminou em 2º lugar. Naquele mesmo ano, o atleta ficou em 1º lugar no Campeonato Mundial Júnior, no México.

“A única competição que não medalhei foi em Brasília, na primeira etapa do Circuito Caixa, mas valeu a pena da mesma forma”, assinalou o paratleta, que nasceu com osteomelite neonatal – uma infecção transmitida pela mãe, no momento do parto, que causou deformação na perna direita -, e já passou por quatro cirurgias.

Treino

De acordo com o professor e treinador Getúlio Filho, Lucas é um fenômeno. “Ele começou a dar resultados no mesmo ano, quando normalmente são três. Nosso atleta irá para mais uma competição internacional e está sendo treinado para as Olimpíadas de Paris 2024, em Paris”, lembrou.

Treinador e paratleta receberam votos de boa sorte do secretário de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM), Luiz Castro. “Estamos muito orgulhosos do Lucas e fazendo muita torcida para a competição em Dubai e em todas as que virão”, assinalou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *