Um trecho da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, passa por obra de repavimentação no asfaltamento. A área que recebe restauração do asfalto fica entre o quilômetro 138 e 143, que possui licenciamento. Máquinas trabalham em um trecho de cinco quilômetros.
Do quilômetro 13 ao 198, devem ser investidos, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cerca de R$ 400 milhões. O asfalto novo é composto por brita, areia e cimento. São cerca de 18 centímetros de base.
De acordo com o contrato de execução dos serviços, a obra nesse trecho teve início há um ano e tem a previsão para encerrar no dia 31 de dezembro, mas são realizadas somente quando o recurso financeiro é liberando.
BR- 319
A BR-319 possui três trechos em obras. Para o trecho central, de 405,7 km, o Ibama emitiu em 2007 um Termo de Referência que solicitava a realização de Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima).
Em 2009, após a devolução de dois estudos, uma terceira versão do Eia/Rima foi elaborada pelo Dnit. O documento, porém, não reuniu subsídios mínimos para verificar a viabilidade ambiental do empreendimento.
Até o momento, não há licença ambiental emitida pelo Ibama para a realização de obras de repavimentação ou reconstrução no trecho do Meio.
Atualmente, o Departamento realiza um estudo. Nesse processo, o órgão faz levantamento de condicionantes estabelecidas para o Ibama para a repavimentação do trecho do Meio.
Fonte: G1 AM
Divulgação: Portal Uatumã