A partir da próxima segunda-feira (11), a população que necessita de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contará com o serviço de agendamento online. O sistema da DPE-AM é realizado em minutos, num único acesso, com a confirmação de data, hora e local do atendimento.
Inicialmente a novidade funcionará somente para agendamento na área de família, que envolve compartilhamento de guarda, divórcio consensual e litigioso, pensão alimentícia, entre outros serviços que correspondem ao maior número de atendimentos da Defensoria. Em 2018, por exemplo, foram 264.672 pessoas assistidas na área, o que representa um aumento de 72,2,%, em comparação com 2017, quando 153.653 pessoas foram atendidas.
As unidades da família funcionam na rua 24 de Maio, Centro, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) dos bairros Compensa, Alvorada e shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte.
Passo a passo
No primeiro contato com o site da Defensoria, o usuário deve clicar em “Agendamento online”, para ser direcionado para a página do serviço. Na tela de boas-vindas, o usuário deverá clicar no ícone “Novo agendamento”, no qual deverá inserir o número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone, e-mail e, em seguida, em continuar.
Na segunda etapa, o usuário deverá informar CEP, que preencherá automaticamente o endereço, Unidade Federativa (UF), município, complemento (se for o caso), e novamente em continuar. Na terceira etapa, em “Como podemos ajudar?”, o usuário deverá selecionar o serviço para o qual busca atendimento.
Em caso de dúvida, basta observar o serviço, pois cada opção disponível tem uma descrição detalhada. Após a escolha, basta clicar em continuar e selecionar a unidade mais próxima da sua residência. Um calendário aparecerá na tela e ao clicar na data surgirá a indicação dos horários disponíveis para o atendimento. Por fim, uma tela com todos os dados cadastrados aparecerá para confirmação com a lista dos documentos que devem ser levados para o atendimento. Na última ação, o usuário poderá optar por imprimir ou enviar o agendamento para o próprio e-mail.
Esqueceu o agendamento?
Se o usuário perder ou esquecer o agendamento poderá obter novamente a informação acessando a página inicial do serviço. Ao invés de clicar em “Novo agendamento”, basta selecionar “Visualizar agendamento” e preencher o campo de informações pessoais. Novamente, poderá imprimir ou enviar o documento por e-mail.
Além do serviço online, o atendimento para que a população esclareça dúvidas sobre os serviços da Defensoria, locais de atendimento, documentos necessários para os diversos tipos de ações e encaminhamentos, continua funcionando normalmente por meio do Disk 129. O serviço telefônico está disponível das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Unidades Disponíveis
O agendamento online está disponível apenas para atendimentos da área de Família nas seguintes unidades:
Núcleo 24 de Maio – 1ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na rua 24 de maio, nº 321, Centro, telefone: 3233-1007, de 8h às 14h.
PAC Compensa – 4ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Brasil, nº 1325, Compensa I, telefone: 3642–6221, de 8h às 14h.
PAC Alvorada – 7ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Desembargador João Machado, nº 4.922, Planalto, telefone: 3656-2705, de 8h às 14h.
PAC Shopping Via Norte – 9ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, nº 3760, Monte das Oliveiras, telefone: 3233-1391, de 8h às 14h.