Guedes diz a Wilson que não mexe nos empregos da ZFM

O governador Wilson Lima (PSC) disse hoje, dia 15, que o superministro da Economia, Paulo Guedes, se comprometeu, em nome do governo federal, em manter os empregos existentes na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Guedes afirmou ainda que o governo vai desburocratizar para abrir caminhos ao Amazonas para o desenvolvimento de novas matrizes econômicas.

Essas foram as principais pautas tratadas por Wilson e o ministro na reunião da tarde desta terça, dia 15, em Brasília.

Wilson considerou o encontro proveitoso pela oportunidade de expor preocupações do estado, principalmente com a situação excepcional da ZFM.

“Há do ministro o comprometimento de que os empregos que são gerados pelo polo industrial da ZFM não serão afetados, mas que é importante que a gente comece a explorar novas matrizes econômicas e garantir a geração de novos empregos”.

Segundo o governador, não há sinalização de que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) vá mudar o Decreto 9.682/2019, mas sim compromisso de manter incentivos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

 

Sugestão de novas matrizes

Wilson afirmou que a nova conjuntura propicia mudanças efetivas na economia. “O Amazonas é um estado que tem um potencial muito grande, por exemplo, de tornar o Brasil autossuficiente na produção de fertilizantes, com a exploração do potássio, e na exploração do gás natural”.

O governador disse acreditar que a desburocratização prometida por Guedes pode fazer o Amazonas avançar consideravelmente.

Ele destacou que novas matrizes econômicas podem vir da piscicultura e do turismo. “Vamos apoiar e incentivar para diversificar as atividades econômicas, não podemos viver só da ZFM, que é intocável, mas precisamos desenvolver outras matrizes”.

Para Wilson, há um descompasso na economia do estado com 88% das atividades concentradas no polo industrial de Manaus e só 12% nos outros 61 municípios.

 

Leia mais

Primeira viagem oficial de Wilson Lima é desafiadora

 

Novo rumo da Suframa

Além da reunião com Guedes, Wilson teve encontro com o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre Costa. É a esse órgão que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) passa a ser subordinada, e não mais a um ministério.

Ao governador, Costa se comprometeu a agilizar os PPB (processos produtivos básicos), essenciais para definir as operações de fabricação de determinado produto. Previstos para serem liberados em seis meses, vêm demorando até dois anos para liberação pelo governo.

“Fomos ao Banco do Brasil, que se mostrou solícito em ajudar o Amazonas em alguns segmentos econômicos, principalmente no sul do estado, e reunimos com o ministro Onyx [Lorenzoni, da Casa Civil], que é muito sensível à desburocratização e em agilizar a pavimentação da BR-319”, afirmou Wilson.

A próxima viagem a Brasília do governador do Amazonas deverá ser em fevereiro, para encontro de governadores. Wilson disse que até lá manterá diálogo com a bancada de deputados e senadores para fortalecer a voz do estado junto ao governo federal.

Guedes na festa dos bois

O governador convidou Guedes para a primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS) e para o Festival Folclórico de Parintins, no meio do ano. Segundo ele, o ministro confirmou presença.

 

Fotos: Divulgação/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *