A Defesa Civil do Amazonas, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), colocou, na sexta-feira (11), em “Estado de Atenção”, 12 municípios do Alto Solimões, Médio Solimões e Purus. A medida é devida ao elevado nível dos rios para o período do ano. O alerta é o primeiro estágio de desastre natural.
O órgão informou que os níveis elevados das águas são consequência da quantidade significativa de chuvas nos últimos dias no Amazonas. O Estado de Alerta é declarado quando as Defesas Civis Municipais devem adotar os procedimentos preparatórios para um possível evento extremo de inundação. Com isso, os órgãos trabalham para identificar áreas que podem ser atingidas, com previsão de afetados, danos e prejuízos econômicos.
A Defesa Civil informou que atua de forma integrada com agentes de Defesa Civil nos municípios que estão preparados para atender de forma rápida a qualquer eventual desastre que possa ocorrer. A preocupação é que o Amazonas esteja no início do processo de enchente, com as cotas elevadas para o período – mesmo com a previsão de mais três meses de chuva.
O alerta abrange os seguintes municípios; Canutama; Lábrea; Tapauá; Beruri; Tabatinga; Benjamin Constant; São Paulo de Olivença; Atalaia do Norte; Coari; Fonte Boa; Tefé; Jutaí.
Texto: Paulo Henrique Caminha
*Com informações da assessoria