O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, na quarta-feira (22/05), à Associação dos Moradores do Distrito de Terra Preta do Limão, localizada na zona rural do município de Barreirinha, um cheque simbólico no valor de R$ 133 mil.
O recurso será destinado à aquisição de implementos, sendo um trator agrícola, uma grade aradora, uma roçadeira e uma carreta agrícola que beneficiará diretamente 150 famílias na localidade.
O fomento faz parte do edital 003/2017 do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), órgão responsável pela seleção, aprovação, custeio e monitoramento de projetos sociais que promovam inclusão social e produtiva de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
“Hoje, como governador, eu tenho a oportunidade de mudar essa realidade, como nós estamos fazendo aqui, no Baixo Amazonas. Hoje (ontem) à tarde, estive lá no município de Barreirinha e entreguei um cheque de 133 mil reais para a comunidade do Terra Preta do Limão e, com esse dinheiro, eles vão comprar implementos agrícolas. O agricultor que recebeu esse cheque, juntamente com a comunidade, choraram e, eu entendi perfeitamente o sentimento deles e me emocionei”, comentou Wilson Lima.
O vice-presidente da comunidade, Jailson da Silva, agradeceu pelo apoio do Governo do Estado. “Hoje, o nosso trabalho agrícola está voltado no terçado, a gente tem que fazer sacrifícios pra conseguir alguma coisa pra nossa alimentação. Com a chegada dessa máquina vai transformar nossa produção, transformar pra cada vez melhor. É isso que nós esperamos. Por isso, estamos aqui para agradecer o nosso governador por nos dar essa oportunidade, pra nossa gente. Ele viu o nosso sofrimento mas também viu nossa força de vontade. Por isso, eu quero agradecer muito ao Fundo de Promoção Social e ao Governo do Estado”.
Beneficiários – A Associação dos Moradores do Distrito de Terra Preta do Limão é composta por 74 moradores do Distrito de Terra Preta do Limão que, em sua maioria, são criadores e agricultores familiares. Atualmente, a principal fonte de renda do Distrito se dá pela comercialização de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e piscicultura, que abastece toda a região.