Em entrevista hoje(23) ao programa “Voz do Brasil” o secretário especial de assuntos estratégicos da presidência da república, general Santa Rosa, falou sobre o novo projeto do governo chamado “Barão do Rio Branco”. A iniciativa faz parte do projeto Calha Norte do Ministério da Defesa em que militares atuam na construção de escolas, creches e hospitais em áreas carentes.
“O governo está trabalhando com a necessidade de integrar a Calha Norte. Então pra isso vão ser projetada três obras essenciais dentro do contexto do projeto. Nós vamos construir a hidrelétrica do rio Trombetas, a idéia é reforçar a capacidade de cargas da bacia amazônica e resolver os problemas de apagões que ainda são frenquentes em Manaus e Boa Vista.
A ponte sobre o rio Amazonas, em Óbidos, essa obra vai consistir uma ponte elevada com 1.5 km de vão e isso vai demandar estudos da nossa engenharia de construção”, disse o general. O projeto consiste em três grandes obras e deverá ser realizado através de decreto do presidente Bolsonaro, que homenageia o grande diplomata Barão do Riio Branco.