Logo mais, às 7h, o técnico Renato Gaúcho vai passar por uma cirurgia no coração para corrigir uma arritmia cardíaca no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O comandante gremista tem previsão de ficar dois dias hospitalizado, após o procedimento realizado pelo médico Leandro Zimmermann, e retorno às atividades no Grêmio em sete dias.
Renato convive com o problema há quatro anos, conforme relato do médico do Grêmio, Paulo Rabaldo. A cirurgia seria feita ao término da temporada passada, em Porto Alegre, mas o treinador teve um quadro de gripe, o que impediu os planos do departamento médico gremista. Após um acerto com Zimmermann e Renato, a nova data foi marcada. A operação deve durar até o final da manhã deste sábado.
A fibrilação atrial é uma alteração no ritmo do coração que o faz bater de forma irregular – explica Zimmermann, responsável pela cirurgia
É como se tivesse pequenas minas de pilhas em vários pontos do coração. Essas pilham emitem uma radiação elétrica, que atrapalha o batimento cardíaco. Localizando os pontos, encosta-se os cateteres. O que produz uma pequena cicatriz, é como se “cimentasse” a pilha – completa o cardiologista especialista em medicina do esporte, dr. Nabil Ghorayeb, responsável pela Clínica Integrada de Medicina do Esporte do Hospital do Coração, em São Paulo, ao GloboEsporte.com.