Crianças com altas habilidades precisam de atenção especial, confira esta super dica da Psicóloga Escolar e Neuropsicóloga Winnie Barros.

Observação acurada, atenção prolongada e centrada em assuntos de seu interesse, vocabulário superior ao esperado para a idade, talento incomum para expressão em artes, habilidade de encontrar relação entre fatos e conceitos. Essas são algumas características que crianças ou adolescentes com altas habilidades – ou superdotação – apresentam.

Pais e responsáveis devem estar atentos a crianças que têm características como essas para ajudá-las da melhor forma possível. Profissionais especializados devem ser consultados para auxiliar no caminho de orientá-las. As escolas também precisam estar atentas para identificar casos quando eles aparecerem. Em sala de aula, os alunos podem evidenciar maior facilidade para linguagem, para socialização, capacidade de conceituação expressiva ou desempenho escolar superior.

Em relação ao desempenho linguístico, destacam-se aspectos como raciocínio verbal e vocabulário superior à idade, nível de leitura acima da média do grupo, habilidades de comunicação e linguagem criativa. A capacidade de conceituação inclui apreensão rápida da relação causa – efeito, observação acurada, domínio dos fatos e manipulação dos símbolos, além de um raciocínio incomum.

Sobre o assunto, o Educo conversou com a psicóloga escolar e neuropsicóloga Winnie Barros. Ela falou sobre dificuldades que essas crianças e adolescentes enfrentam, mitos em relação à superdotação, possíveis causas e o papel dos pais. Confira no vídeo:

Entenda os tipos de altas habilidades/superdotação*:

Tipo Intelectual –apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas.

Tipo Acadêmico – evidencia aptidão acadêmica especifica, atenção, concentração; rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse; habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento; capacidade de produção acadêmica.

Tipo Criativo – relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de autoexpressão, fluência e flexibilidade.

Tipo Social – revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo.

Tipo Talento Especial – pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho.

Tipo Psicomotor – destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.

* Esses tipos são desse modo considerados nas classificações internacionais, podendo haver várias combinações entre eles e, inclusive, o aparecimento de outros tipos, ligados a outros talentos e habilidades.

 

Fonte: Ministério da Educação

Divulgação: Portal Uatumã 

Site parceiro: https://www.educo.inf.br/

 

Assista esta mega dica através do vídeo abaixo aqui no Portal Uatumã.

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