DEAMAZÔNIA TUCURUÍ, PA – Um grupo de formandos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus do município de Tucuruí (a 289 quilômetros de Belém), foram impedidos de colar grau, nesta quarta-feira (16/01), pela direção da instituição, após fazerem gestos obscenos durante sessão de fotos de formatura 2019. A foto teria chegado ao conhecimento da reitoria da UEPA, no dia 15, terça-feira, véspera da cerimônia. A informação é do jornal O LIBERAL, em seu site eletrônico.
A Justiça da Comarca de Tucuruí suspendeu a decisão da reitoria, porém a direção da universidade, não cumpriu a determinação judicial para formar os alunos e manteve a penalidade. A turma de formandos ingressou na Universidade do Estado do Pará em 2015. A UEPA argumenta que o grupo de alunos feriu o decoro da instituição.
O gesto, feito por alunos do sexo masculino, é alusivo às partes íntimas femininas. As imagens, feitas na semana passada, foram parar, rapidamente, nas redes sociais e geraram polêmica.
Ainda de acordo com O LIBERAL, o restante da turma, que no ensaio fotográfico não praticaram gestos libidinosos, colaram grau, normalmente, com toda a pompa que é tradicional na academia. Ainda durante a cerimônia um professor efetivo do curso de Educação Física, em apoio aos alunos suspensos, repetiu no palco da colação o mesmo gesto obsceno.
A direção da UEPA divulgou nota de esclarecimento, nas redes sociais, onde classifica a atitude como “conduta de caráter desrespeitoso, preconceituoso e misógino”. E afirmou que a “foto é incompatível com o decoro e ética da instituição”. A universidade afirma ainda que “tomará todas as medidas administrativas cabíveis para apurar os fatos e aplicar as penalidades devidas”.
O professor, que não teve o nome divulgado, também deve ser punido por repetir o gesto à frente da turma que se formou e das autoridades presentes.
NOTA DA UEPA
“Considerando os recentes acontecimentos envolvendo alunos do curso de Educação Física do Campus XIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Tucuruí, em que os mesmos divulgaram em rede social foto incompatível com o decoro e ética desta instituição, cumpre ressaltar que a Uepa não compactua com tal tipo de comportamento e repudia veementemente toda e qualquer conduta de caráter desrespeitoso, preconceituoso e misógino, motivo pelo qual informa que tomará todas as medidas administrativas cabíveis para apurar os fatos e aplicar as penalidades devidas, nos termos das normas vigentes. Universidade do Estado do Pará (Uepa)”.