A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta sexta-feira (13), a liberação dos saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No Amazonas, segundo a Caixa Econômica Federal, mais 307 mil pessoas que têm direito ao saque no estado.
O dinheiro será depositado automaticamente para quem tem conta poupança individual da Caixa. Para quem tem conta corrente ou conjunta, a liberação ocorrerá apenas se esses correntistas fizeram a autorização de depósito automático até o dia 25 de agosto. A liberação antecipada vale somente para contas abertas na Caixa até o dia 24 de julho deste ano.
Quem possui conta poupança e não quer fazer a retirada do dinheiro tem até o dia 30 de abril de 2020 para informar ao banco que prefere manter o dinheiro no Fundo de Garantia.
Quem tem conta corrente ou conjunta na Caixa e não autorizou o depósito automático, caso queira fazer o saque, deverá seguir o calendário de quem não tem conta no banco.
Na manhã desta sexta-feira (13), o G1 acompanhou a movimentação em algumas agências bancárias em Manaus. Em uma agência da Caixa no Centro de Manaus, muitas pessoas verificavam o painel de calendário disponibilizado no local. É o caso de Juscelino Oliveira. O rapaz, que atualmente está desempregado, contou que esperava sacar o FGTS nesta sexta (13).
“Abri minha conta há um mês, mas eu liguei ontem para o banco e me informaram que eu poderia sacar o FGTS a partir de hoje (13). Então, vim verificar e não tinha nada. Somente aqui [na agência] que me explicaram que isso aconteceu por minha conta ser recente”, disse.
A dona de casa Rosimar Bentes, de 48 anos, que já possuía conta na agência bancária e conseguiu realizar o saque do FGTS.
“É um dinheiro que veio na hora certa, eu estava precisando, de verdade. E é meu direito, não é? Saiu tudo direitinho conforme me explicaram há uns dias”, comentou.
Fonte: G1
Divulgação: Portal Uatumã