Dilúvio: Chuvas volumosas devem continuar no Norte do Brasil

Grandes volumes de chuva estão caindo sobre o Norte do Brasil esta semana. Entre 15 horas do dia 9 e 15 horas do dia 10 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 133,4 mm sobre Marabá (PA), 83,0 m em Manacapuru (AM) e 73,2 mm em Araguatins (TO). Na região de Manaus, capital do Amazonas, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – registrou 103,5 mm neste período. Em Iranduba (AM) choveu 116 mm neste período.

Entre a manhã do dia 8 e a manhã do dia 9, a chuva caiu pesada sobre áreas do Acre e de Rondônia. Porto Velho acumulou 78,6 mm e Rio Branco, 42,8 mm.

Mais chuva

Esta sexta-feira, 11 de janeiro, e também o fim de semana prometem ser de muita chuva principalmente em áreas do Amapá, do norte do Pará e do Amazonas. Além do ar quente e úmido que predomina sobre a Região, que é a condição básica para a formação de nuvens de chuva, a presença da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) vai colaborar para manter nuvens carregadas na faixa norte da Região Norte.

Entre a sexta-feira, 11, e o domingo, 13 de janeiro, todo o Norte do Brasil tem períodos com sol, muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, porém, as pancadas de chuva serão mais frequentes e volumosas sobre o Amapá e o Pará.

Vale ressaltar que o inverno amazônico começou, e as chuvas torrenciais, devem ser constantes aqui no norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *