Governo Federal conclui construção de instalação portuária em Maués, no AM

O Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira (20), a conclusão das obras da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) no município de Maués, distante 276 km de Manaus. Conforme o governo, o novo porto deve operar na região durante todo o ano, mesmo com variação do nível da água.

A instalação portuária deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento econômico das cidades no interior. A nova IP4 foi entregue por meio de um convênio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ministério da Infraestrutura, Governo Federal e a Prefeitura de Maués.

Com a construção do porto, que teve investimento de R$ 8,6 milhões, o município de Maués será integrado à hidrovia do rio Solimões. Segundo o governo, as equipes do DNIT obtiveram licença de operação junto à Marinha do Brasil e ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou que as IP4s funcionam como portos para pequenas e médias embarcações. De acordo com ele, são estruturas fundamentais para prover municípios que ficam às margens dos rios, as comunidades ribeirinhas, e que dependem exclusivamente do transporte hidroviário.

As Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4’s) são construídas pelo DNIT. Essas instalações têm que satisfazer requisitos de eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, conforto e preservação do meio ambiente. Além disso, precisam constar no Sistema Nacional de Viação (SNV), operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *