Dr. Criações e Companhia lançam dramaturgias em podcast

A produtora DR Criações & Companhia lança neste mês de novembro o projeto ‘Dramaturgias em podcast’. Esta nova produção do coletivo é uma homenagem aos 100 anos da rádio e radiodifusão no Brasil, e aos 80 anos das radionovelas brasileiras. O trabalho conta com 5 dramaturgias que serão lançadas em formato de áudio, entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, às 18h, nos aplicativos tocadores de áudio Spotify e Deezer. Além disso, os artistas que escreveram e encenaram todas essas histórias, também realizarão uma oficina gratuita e online de escrita e encenação criativa de dramaturgias.

Na playlist da produção, os ouvintes poderão acessar 5 histórias encenadas em áudio e no formato de folhetim. As dramaturgias disponíveis são “Matinta Pereira” de Stephane Bacelar, “Eu esqueci, o que?” de Kelly Vanessa, “Beth” de Mayara Cabral, “Uma rosa de Bronze” de Neuriza Figueira e “Sertão Solidão” de Diogo Ramon. As obras tratam de temas diversos, têm classificação indicativa livre e abordam as brasilidades culturais do nosso país, temas recorrentes na nossa história, bem como questões éticas, afetivas, costumeiras e de saúde na nossa sociedade.

Abrindo a semana de lançamento do projeto, o trabalho artístico “Matinta Pereira” estreia dia 21 de novembro. A dramaturgia é baseada nas tradicionais tramas de realismo fantástico, apresentando um enredo sobre as antigas lendas de acontecimentos do interior do Amazonas, especificamente na cidade de Tefé. A história se passa na década de setenta (1970), e narra a trajetória de Maria Iracema, uma jovem mulher que retorna para a cidade natal para reencontrar a família, a melhor amiga e os antigos colegas de escola. No entanto, a cidade não se encontra da mesma forma que antigamente, entre o mito e a atualidade, o enredo se desenvolve e apresenta a cultura amazonense e um mistério que assombra quem escuta.

A produção “Eu esqueci, o que?”, baseia-se na abordagem de questões sociais, e estará disponível a partir do dia 22 de novembro, trazendo à tona reflexões sobre a vida corrida de uma jovem universitária, que diante do seu último ano na graduação ainda precisa trabalhar em dois estágios remunerados para ajudar a família. A dramaturgia se desenvolve no comportamento da jovem que tem leve mania de distração e sempre esquece algo, fazendo parte do grande grupo de jovens do século XXI, na faixa dos 30 a 35 anos que, estão cada vez mais preocupados com problemas de esquecimentos.

O texto “Beth”, foi construído a partir dos dramas adolescentes presentes nas produções pop estadunidenses. Esta dramaturgia será lançada no dia 23 de novembro, contando a história de arrependimento do jovem Tiago, que por conta de uma atitude irresponsável, feriu a pessoa que ama, a jovem Beth. O drama adolescente foca no passado e presente de Tiago, Guta e Beth, e nas possíveis mudanças que, o ponto de vista de cada um destes personagens, podem interferir na análise dos fatos.

Já o texto dramático “Uma rosa de Bronze”, tem influência nas tradicionais radionovelas espíritas, sendo lançado no dia 24 de novembro. Ele aborda os laços fortes de uma grande e eterna amizade que transcende nosso entendimento e que vai além do palpável e físico, quebrando barreiras do cotidiano no que se refere à afetividade e realidade da nossa condição humana.

Fechando o quinteto de obras dramáticas, “Sertão Solidão” estreia dia 25 de novembro. A trama interiorana apresenta perspectivas históricas da ideia de sertão no Brasil, evidenciando aspectos culturais do sertão nordestino (deserto), centro-oestino e sudestino (campo) e o nortista (interior). A dramaturgia conta a história dos idosos Bianor e Luzia e suas relações de convivência com a amiga Solidão, que habita seu vilarejo há muito tempo e costuma trazer memórias que tratam de enredos interessantes de serem escutados.

 

Origem do projeto

‘Dramaturgias em podcast’ surge da celebração em torno da rádio do Brasil. No ano de 2021, comemorou-se a data dos 80 anos da primeira transmissão de uma radionovela no país e neste ano de 2022, celebramos os 100 anos da primeira transmissão de rádio no território brasileiro. É por conta disto que, elencamos como inspiração estética e de afetividade e tradição da sociedade brasileira, as produções radiofônicas como as próprias radionovelas e o radioteatro. Estes produtos artísticos de grande sucesso entre as últimas décadas de quarenta (1940), cinquenta (1950) e sessenta (1960) apresentavam grande qualidade e riqueza artística no que se refere à atuação e interpretação de atores, sonoplastia, trilhas sonoras e leituras dramatizadas.

Com a chegada dos produtos da indústria fonográfica como os discos de vinil em 1948, as fitas cassetes em 1963 e os Compact Disc (CD) em 1982, produções dramatúrgicas começaram a ser gravadas em formato de áudio e distribuídas ao grande público ganhando importante visibilidade. Em nossos tempos com a ascensão das plataformas digitais de áudio, principalmente por conta da pandemia que impediu a ida do grande público aos teatros, os artistas desenvolvedores do projeto, consideraram interessante e importante possibilitar este tipo de conteúdo dramático por meio do espaço online.

Desta forma, o projeto visa democratizar o acesso de dramaturgias gravadas em formato sonoro nas plataformas digitais de áudio, possibilitar reviver uma forma tradicional de acompanhamento e apreciação de obras dramáticas produzidas em formato de áudio, o que pode oportunizar o alcance de espectadores de gerações diferentes, tendo em vista um projeto que cruza o mecanismo das novas tecnologias com o conteúdo estético inspirado nos produtos radiofônicos de meados do século passado.

Diogo Ramon, idealizador do projeto, e também dramaturgo e ator em uma das obras, acredita que “Este trabalho é uma celebração ao passado da prática da escuta das rádios, quando a televisão ainda não era acessível a toda a sociedade. E é um diálogo com o futuro, porque utilizamos as novas tecnologias, as plataformas e aplicativos, para fazer jovens e idosos se encontrarem para ouvir dramaturgias. Uma nova espécie de radionovela ou radioteatro”.

 

Ficha técnica do projeto

Diogo Ramon é o idealizador e diretor geral do projeto, atuando como ator, dramaturgo, editor e finalizador das obras, social media e assessor de imprensa. Ele possui contato com a produção de dramaturgias e roteiros no teatro, cinema, televisão e conteúdos para a internet, tendo atuado como roteirista da websérie “Endemia” que foi premiada no Festival Nacional Cawcine de Audiovisual do Rio de Janeiro (2020), roteirista do programa educativo “Farol Sagres Educa” da Rede Sagres de TV e rádio em Goiânia (2019-2020), dramaturgo do espetáculo teatral “Bem Catarina!” (2018), autor dramaturgo e musical do espetáculo “Maculelê” (2016) e como dramaturgo do tradicional “Concerto Maravilhoso de Natal” do bairro Cidade Nova em Manaus (2014-2018). Na internet roteiriza vídeos de monólogos e trabalhos cênicos. Atualmente está fazendo doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Mayara Cabral é a proponente e produtora do projeto, atuando também como atriz, dramaturga e editora. A artista acumula uma rede de apresentações de contação de histórias que são feitas em espaços comunitários e culturais como a Casa Museu Eduardo Ribeiro, Palacete Provincial, Palácio Rio Negro, na Biblioteca Municipal e no Teatro Amazonas; bem como um projeto cultural que é realizado no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM. A experiência com contação de histórias faz com que seu trabalho atravesse os campos da animação de eventos, recreação, pedagogia e ludicidade.

Stephane Bacelar é atriz e dramaturga no projeto. Ela possui experiência na escrita dramatúrgica teatral, circense e da linguagem do teatro de formas animadas. Essas experiências multiplicam os olhares das perspectivas acerca do texto dramático como é o caso das composições de números circenses, ao qual a artista já atuou e dirigiu; de espetáculos teatrais que fez parte e acabou atuando como uma atriz-dramaturga e na linguagem das formas animadas, prática artística que possibilitou os trabalhos de experimentação como dramaturgia, atriz e manipuladora de bonecos e objetos animados criados para a cena. Neste sentido, seu trabalho de conclusão de curso a graduação em teatro teve como título a “Criação do Ator-Manipulador(a) e Expressividade não realista do boneco na linguagem de teatro de formas animadas no espetáculo Fim de Partida de Samuel Beckett”.

Neuriza Figueira é atriz e dramaturga no projeto. A artista coordena um projeto de pesquisa sobre contação de Histórias desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, e já realizou vários trabalhos de contação por meio do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – LAOCS, como no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM, Casa Museu Eduardo Ribeiro, Palácio Rio Negro e Teatro Amazonas, o que fez com que seu projeto fosse apresentado no programa Magazine da TV Acrítica por ocasião do dia do Contador de Histórias.

Kelly Vanessa é atriz e dramaturga no projeto. Possui experiência com o estudo e prática da literatura dramática e da leitura dramática e dramatizada, tendo estes eixos como tema do seu trabalho de conclusão de curso da graduação em Teatro, que foi defendido na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. O trabalho com o título “Para onde vai esse caminho? Possibilidades teatrais com a dramatização de Alice no país das maravilhas”, registrou sua caminhada à frente do projeto de leitura dramática que coordenou como professora de teatro para crianças no Espaço Cultural Caminhos da Arte em Manaus.

O projeto também contou com a participação especial de Lorena Melo e Judah Tesla, que atuaram como atores.

 

Oficina de escrita e encenação criativa de dramaturgias

O curso gratuito será a atividade de encerramento do projeto, sendo ministrado por todos os artistas envolvidos na criação e realização da produção.

A oficina ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2022 (sexta e sábado), das 16h às 18h (horário de Manaus), com duração de 2 horas por dia, por meio da plataforma de videoconferência Google Meet. As vagas são limitadas para 20 pessoas, com faixa-etária a partir de 16 anos. Todos os participantes receberão certificado no fim do curso.

Neste curso, os participantes estarão em diálogo com os artistas oficineiros, que trabalharão aspectos técnicos e estéticos da produção do projeto, bem como, compartilharão seus conhecimentos específicos e de pesquisas autônomas que vêm realizando.

Para Mayara Cabral, proponente e produtora do projeto, a proposta abrange um caráter social também, pois “o desenvolvimento das oficinas gratuitas permite o diálogo dos artistas com os ouvintes, e ainda promove a possibilidade de experimentação deles enquanto criadores e atores de dramaturgias. Os participantes poderão ter, meio que um acesso aos bastidores do nosso processo criativo”.

As inscrições para participar da oficina estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio da plataforma Sympla, por meio do link: https://bityli.com/oficina-de-escrita-e-encenacao-criativa-de-dramaturgias

 

Programação detalhada:

Lançamento das dramaturgias:

21/11 – Matinta Perera – 18h (horário de Manaus).

22/11 – Eu esqueci o que? – 18h (horário de Manaus).

23/11 – Beth – 18h (horário de Manaus).

24/11 – Uma rosa de bronze – 18h (horário de Manaus).

25/11 – Sertão Solidão – 18h (horário de Manaus).

 

Realização da oficina online:

25/11 (sexta) – Escrita criativa de dramaturgias – 16h às 18h (horário de Manaus).

26/11 (sábado) – Leituras dramatizadas e encenação criativa vocal – 16h às 18h (horário de Manaus).

O projeto Dramaturgias em Podcast é uma produção DR Criações e Companhia, foi contemplado com o Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021, e conta com o apoio da ManausCult, por meio da Prefeitura de Manaus.

 

Diogo Ramon – Diretor do projeto.

 

Mayara Cabral – Proponente e Produtora do projeto.

 

Sthephane Bacelar – Autora e Atriz na dramaturgia Matinta Perera

 

Neuriza Figueira – Autora e Atriz na dramaturgia “Uma Rosa de Broze”.

 

Kelly Vanessa – Autora e Atriz na dramaturgia “Eu esqueci o que?”.

 

Assessoria de Comunicação da Produtora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *