Farol do Saber, sua história e curiosidades

Projetados e construídos em meados do aniversário dos 300 anos da cidade (ano de 1993), os faróis do saber foram considerados avanços para a época, e inclusive foram selecionados no Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e o MIT Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), como plataforma de aprendizagem criativa.

Dentro de cada uma das unidades, você pode achar muitos livros diferentes entre um Farol e outro, mas existe um acervo mínimo para cada unidade do projeto, composto pelos seguintes volumes:

  • Enciclopédia Barsa;
  • Dicionários de referência;
  • Livros de literatura infanto-juvenil;
  • Bíblia;
  • Todos os quinhentos livros que o falecido antropólogo e senador Darcy Ribeiro considerava fundamentais para o conhecimento da cultura brasileira e universal.

Curitiba já possui 45 Faróis do Saber espalhados pela cidade, e justamente por conta de um esforço tão grande na implantação dessas bibliotecas, Curitiba aparece com a melhor estatística entre as capitais em número de bibliotecas por cada 100 mil habitantes, segundo o Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais.

Ilustrações de recorte das plantas originais do Farol do Saber | Reprodução: Prefeitura Municipal de Curitiba

Curiosidades

  1. O projeto do Farol do Saber foi inspirado na famosa Biblioteca de Alexandria e no Farol de Alexandria. A Biblioteca conhecida até hoje como uma das mais significativas bibliotecas com armazenamento de dados e cultura, além do Farol de Alexandria, tido como um das maravilhas do mundo antigo e que tinha o papel de guiar do alto mar à segurança. Os dois conceitos foram somados, e assim o conceito e a funcionalidade do Farol do Saber foram criadas.
  2. Um livro apoiado em um Farol. Simples assim para entender o formato da construção do Farol do Saber, que é literalmente um Farol como os convencionais, junto do formato de como um livro fica ao ser apoiado aberto e visto pela parte superior.
  3. Existem Faróis do Saber fora da cidade de Curitiba, ainda dentro do Paraná, são eles os de Ribeirão do Pinhal, Boa Vista da Aparecida e Paranavaí, além do Farol de São Luís do Maranhão. E ainda mais longe, no exterior do País, existe um Farol do Saber na cidade holandesa de Haia.
Foto: Brunno Carvalho | Reprodução: Governo do Maranhão

A utilização desses locais é totalmente gratuita e feita para a população, por isso, quando puder visite um Farol do Saber, com toda certeza existe um perto da sua casa! Eles funcionam em dois momentos, pela manhã e pela tarde. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *