O Portal Uatumã entrevistou na última quinta-feira(10), o Advogado e ex-parlamentar CHICO PRETO na Feira do Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. Realizamos algumas perguntas onde Chico irá esclarecer sobre sua carreira política, a possível pré-candidatura ao Senado/Deputado Federal em 2022 e muito mais. Acompanhe.
Conheça Marco Antônio da Costa “Chico Preto”.
Marco Antônio Souza Ribeiro da Costa ou “Chico Preto” é Advogado, formado pela Universidade Nilton Lins, casado, pai de dois filhos Antônio e Mariana, é manauara, iniciou sua carreira política desde seus 23 anos e hoje aos 52 anos de vida, teremos a oportunidade de conhecer o que pensa o Chico Preto em relação a uma boa política.
Carreira Política
Com 2.456 votos para o cargo de Vereador em 1996, em 2000 se reelegeu com 7428 votos, em 2004 foi reeleito pelo PPS para compor a 14º Legislatura (2005-2008), foi eleito presidente da Câmara dos vereadores de Manaus (2005-2006).
Em 2008 foi Deputado Estadual suplente, em 2010 Chico foi eleito deputado estadual com 23153 votos, e em 2016 Chico foi mais uma vez eleito, retornando para a Câmara de vereadores de Manaus com 5079 votos.
Entrevista completa e exclusiva com Chico Preto
Portal Uatumã 01 – Nos bastidores, há rumores que o senhor pode ser um possível candidato para o senado em 2022? Foi divulgado nos últimos dias um vídeo com o prefeito David Almeida ao lado do Presidente e o Coronel Menezes tendo em vista, da sua boa relação com David Almeida, isso não causa um certo incômodo?
Chico Preto: É uma possibilidade real, em 2018 iniciei a caminhada como candidato ao Senado, ao lado de David Almeida na caminhada a chapa perdeu o vice, e tomei uma decisão de renunciar minha candidatura ao Senado, para sair como vice de David Almeida na possibilidade de chegar no segundo turno e ganhar a eleição…
Sonora – Entrevista completa:
Portal Uatumã 02 – Como está encarando os desafios para as eleições do próximo ano?
Chico Preto: Eduardo, Política segue fazendo sentido na minha vida, política segue sendo aquele instrumento, aquela ferramenta sendo muito bem utilizada, você alcança milhares de vidas, milhares de sonhos, você ajuda milhares de cidadãos a construir e tornar o seus sonhos em realidade….
Sonora – Entrevista completa:
Portal Uatumã 03 – Qual motivo que levou sua desfiliação do “Democracia Cristã”? se você tem em vista o novo partido, ou ainda é muito cedo de falar sobre filiação de partido político?
Chico Preto: Em primeiro lugar, sou grato ao partido Democracia Cristã, por quanto esse partido ter acolhido meu sonho de disputar a Prefeitura de Manaus em 2020, minha total gratidão. Segundo lugar, eu tenho em vista participado do processo eleitoral, se a política segue fazendo sentido, eu tenho que ter vontade de disputar eleições, enfim fazer política…
Sonora – Entrevista completa:
Portal Uatumã 04 – Caso o senhor seja eleito para senado ou deputado federal, qual será a principal pauta em defesa do amazonas?
Chico Preto: Quem nasceu e se criou no Amazonas, precisamente em Manaus, sabe que no ponto de vista econômico o Polo Industrial de Manaus a Zona Franca de Manaus, essa engrenagem da nossa economia que precisamos sempre ter cuidados. A ZFM, o PIM, seus desafios, sua modernização, fazem parte da pauta de trabalho de qualquer que seja eleito a Senador ou a Deputado Federal do Amazonas…
Sonora – Entrevista completa:
Portal Uatumã 05 – Pode nos dizer sobre os seus principais projetos de leis aprovados durante os seus mandatos?
Chico Preto: Eu vou te pontuar cinco projetos, dois foram quando foi nas minhas passagens na CMM de Manaus, eu destaco aqui em Manaus a Lei das Filas, aquela lei que você pode utilizar quando o banco não te atende dentro do tempo razoável, antigamente as pessoas não tinham nada, ficaram somente na reclamação, hoje as pessoas tem uma lei, e dessa lei tem a possiblidade de processar os bancos…
Sonora – Entrevista completa:
Portal Uatumã 06 – Qual seu pensamento em relação ao eleitor amazonense em saber escolher corretamente os seus representantes, a importância da renovação e importância dos políticos ficha limpa.
Chico Preto: Eu vou reafirmar o seguinte, eu vejo, o eleitor amazonense como eleitor de alma livre, livre de amarras, alma livre de corrupção, alma livre de política feita com picuinhas, com rasteiras, eu enxergo isso no eleitor amazonense, eu me identifico com isso, porque eu me vejo e me considero um político de alma livre, são 23 anos de vida pública e a minha alma livre me permitiu escolher…
Sonora – Entrevista completa:
Entrevista/Produção/Fotos: Eduardo Amazonas